quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Raio-X do adversário: Brasiliense

Hoje, no Centro-Oeste, o Paysandu Sport Club inicia mais uma campanha na Copa do Brasil, competição de formato mata-mata, que dá ao Campeão vaga na Libertadores, além de algumas dezenas de milhões de reais. O Lobo inicia a participação contra um adversário que, assim como o Papão, teve tempos de glorias no inicio do atual milênio: o Brasiliense. Como o Paysandu, o Jacaré está longe da principal divisão do cenário nacional desde 2005, mas o confronto de hoje deve ser disputado, pois pouco se sabe do time adversário.

Com Robgol e Gian, Paysandu vence o adversário de hoje, em 2005, no Mangueirão, pela Série A (Foto: Gazeta Press)
Fundado em 2000 e logo ascendendo no cenário do futebol regional e nacional, o Brasiliense Futebol Clube, logo em 2002, chegou à final da Copa do Brasil e só perdeu a taça para o Corinthians (SP) devido uma derrota repleta de erros de arbitragem no primeiro jogo da final, no estádio do Morumbi. Campeão das séries B e C, o Jacaré de Brasília detém um recorde no Centro-Oeste: seis títulos estaduais seguidos, entre 2004 e 2009.

Com nove títulos estaduais, o último deles conquistado em 2017, o Brasiliense viu sua fama diminuir no cenário nacional. Ressaltando que o Gama, maior rival do Brasiliense, também passou várias temporadas na Série B do brasileirão, além de ter perdido a Copa Verde de 2016, para o Paysandu. O momento do Brasiliense é ainda de reestruturação, com o clube na Série D e mandando suas partidas no estádio Boca do Jacaré, palco do jogo de hoje e com capacidade para 27 mil torcedores.

Radamés teve passagem apagada na Curuzu, em 2015, e está no DF desde 2018 (fotos: reprodução)
Com média de idade alta, o Brasiliense tem em seu elenco jogadores como: Rafael Donato, Marcos Aurélio, Zé Eduardo, além do ex-Paysandu Radamés (foto) e os ex-remistas Edno e Neto Baiano. Recentemente, o zagueiro Lúcio, campeão mundial com a seleção brasileira, integrou o elenco do time da capital federal. Nomes famosos também atuaram no Brasiliense, caso dos zagueiros Durval e Leonardo Silva, além do mais famoso deles, Túlio Maravilha, campeão brasileiro com o Botafogo (RJ), em 1995. Hoje será o quinto confronto entre Paysandu x Brasiliense, o primeiro pela Copa do Brasil.


SIGA O BLOG
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...